Apresentação

Representantes de instituições nacionais de direitos humanos de mais de 20 países da Ibero-América estarão reunidos no Brasil, entre 26 e 28 de novembro de 2019, durante o XXIV Congresso e Assembleia Geral da Federación Iberoamericana del Ombudsman (FIO), que acontece na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Esta é a primeira vez que o Brasil sedia um encontro da Federación del Ombudsman, colegiado que reúne Defensorias del Pueblo, Provedorias de Justiça, Comissões e Procuradorias de Direitos Humanos de diversos países da Ibero-América – entre elas, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), representante brasileira na FIO.

O diálogo traz como tema central a violência de gênero e seus impactos sobre a igualdade e busca a troca de experiências entre essas instituições e representantes de organizações sociais, especialistas e organismos internacionais. A proposta é contribuir para o aprimoramento da atuação das instituições ombudsman a partir de uma abordagem interdisciplinar e transversal da violência de gênero, com especial enfoque nas questões de raça e o acesso a direitos como educação e saúde.

A atividade é promovida pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e a Federación Iberoamericana del Ombudsman, com apoio das seguintes instituições: Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), Fundação Pedro Jorge, ONU Mulheres e Elas Pedem Vista.